Sondagem da Ambiente Online revela recusa à afectação do Choupal

A Ambiente Online promoveu uma sondagem sobre a construção do viaduto por cima da Mata Nacional do Choupal. Resultado: 88,4% contra e 11,6% a favor. Pode ler a notícia em baixo ou ir à fonte aqui.


«Maioria contra construção do traçado do IC2 sobre o Choupal»

2009-04-13

«A Estradas de Portugal viu aprovado o projecto relativo ao novo traçado do Itinerário Complementar nº 2, que prevê a construção de um viaduto com 40 metros de largura, atravessando 150 metros da Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, a uma altura de 3 metros. Para este novo troço está prevista a circulação diária de cerca de 100 mil veículos. Por estarem contra este projecto e contra os seus impactes no espaço e na utilização que dele é feito (nomeadamente, para a prática desportiva), um grupo de cidadãos uniu-se e formou a Plataforma do Choupal, que está a tentar impugnar a Declaração de Impacte Ambiental que viabilizou a construção.

Para além dos mais de dez mil cidadãos que assinaram a petição lançada pela Plataforma contra o projecto, também a maioria dos votantes na sondagem do AmbienteOnline se opõe à sua construção. Em resposta à pergunta “Concorda com a construção de um viaduto com 40 metros sobre a Mata do Choupal, em Coimbra?”, publicada na semana passada no AmbienteOnline, 88,4 por cento dos votantes responderam “não”.

Ainda assim, há também quem esteja de acordo com o avanço do viaduto: 11,6 por cento dos inquiridos afirma concordar com a sua construção.»

Preservar o ambiente deve de ser a palavra de ordem.

Sou residente em Coimbra, e venho aqui manifestar o meu profundo desagrado sobre a eventual possibilidade de virem a construir uma estrada que destruirá parte da Mata do Choupal. Consequentemente esta causará um profundo desiquilibrio ambiental que prejudicará toda a área da Mata do Choupal. Este deve ser um espaço público a ser preservado, e dinamizado para o bem da comunidade de Coimbra. Já temos estradas e betão a mais. Deveriamos seguir os bons exemplos de outras cidades de paises como a nossa visinha Espanha, não havendo necessidade de ir mais longe, e perceber que enquanto os outros afastam os carros e a poluição dos grandes centros, nós queremos ter para nós pior qualidade de vida. E não venham dizer que é para o bem da economia. É isso sim mais uma forma de desviarem dinheiro dos contribuintes para os bolsos de alguns capitalistas. Que são naturalmente os mesmos de sempre.

Portanto todos a favor da não destruição da Mata do Choupal.

Ass. Manuel Simões.